O 25 de Abril Vivido e Sentido na Primeira Pessoa

O 25 de Abril vivido e sentido na primeira pessoa

O 25 de Abril "vivido e sentido" foi o mote de uma sessão comemorativa do Dia da Liberdade que decorreu no Auditório Costa de Caparica, na tarde de dia 23, numa iniciativa da Junta de Freguesia.

Como convidados especiais, para contarem na primeira pessoa as respectivas experiências antes e depois do golpe militar que derrubou o regime de Marcelo Caetano e Américo Tomáz, o coronel Bernardo Mendes que esteve colocado no Regimento de Cavalaria da GNR de 1970 a 2004 e autor de um livro com revelações inéditas sobre o papel daquela força de segurança no 25 de Abril, e o coronel Armando Marques Ramos, que chefiou o levantamento das Caldas, a 16 de março de 1974.

A estas duas personalidades com destaque na história da revolução, juntaram-se Maria da Luz Rosinha, actual vice-presidente da Assembleia da República e ex-presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, entre Janeiro de 1998 a Outubro de 2013 e Vítor Ramalho, ex-secretário de Estado do Trabalho, consultor da Casa Civil do Presidente da Republica, Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Economia, entre outros cargos.

A iniciativa da Junta de Freguesia contou ainda com um concerto musical com Vítor Paulo Trio.