Insatisfação com a Carris Metropolitana na Costa de Caparica

A Junta de Freguesia da Costa de Caparica está e estará sempre do lado das populações na defesa do seu superior interesse.

Mais informa que, no momento em que os novos horários e carreiras foram disponibilizados ao público, a JFCC intercedeu de imediato (28 de junho) junto da Câmara Municipal de Almada (CMA) e dos Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), manifestando o seu descontentamento e não aceitação do novo quadro de transportes públicos rodoviários que servem a Costa de Caparica.

Neste sentido, o apelo da Junta de Freguesia resultou numa reunião conjunta com todas as Juntas de Freguesia do Concelho de Almada, CMA e TML, onde a junta de Freguesia reforçou e fundamentou a não aceitação da nova rede:

1. As carreiras são insuficientes e com início tardio de horários para uma grande parte da população que tem de trabalhar mais cedo e os que saem mais tarde dos seus locais de trabalho não tem transporte público;
  2. Alguns dos novos percursos obrigam grande parte da população a percorrer maior distância, com destaque para uma população envelhecida e uma das principais utentes de transportes públicos;
  3. Muitos estudantes e jovens são prejudicados com os novos tempos de espera, necessitando de despender ainda mais tempo do seu dia em transportes públicos, não contribuindo para o pleno desenvolvimento da juventude e da sua saúde;
  4. A generalidade do território da Costa de Caparica não dispõe de outra alternativa de transportes públicos, pelo que este novo quadro de transportes deverá atender a esta singularidade do nosso território.

Assim, a Junta de Freguesia da Costa continuará junto da população, na sua justa insatisfação e intercederá junto dos Transportes Metropolitanos de Lisboa para a correção desta situação.

O atual executivo acredita que este novo paradigma de transportes poderá e deverá ser o futuro do transporte público, pelo que deverá ouvir e atender as necessidades da população.

Estamos em crer que as propostas feitas por esta Junta na correção dos horários brevemente serão satisfeitos. No entanto, estaremos atentos, defendendo os interesses da nossa população.