Exercício de incêndio em hotel testa meios operacionais

Um violento incêndio num hotel com oito andares, seguido de várias explosões causa 30 vítimas e provoca danos em três viaturas que se encontravam nas imediações, bem como nos respetivos ocupantes. Este foi o cenário criado na noite desta sexta feira, no âmbito do Exercício Municipal de Proteção Civil MASCAL’22, que decorre até domingo.

O "incêndio no hotel" foi uma das ocorrências das diversas movimentações, no terreno de meios operacionais dos vários agentes de Proteção Civil.

De salientar que durante estes três dias as viaturas dos agentes de Proteção Civil, envolvidas nos vários cenários, anunciarão a sua marcha de urgência apenas com a sinalização luminosa, no sentido de não causarem alarme junto das populações.

Estão ainda agendadas as seguintes ocorrências em diferentes locais do concelho:

• Acidente com embarcação, seguindo de incêndio e poluição fluvial;
  • Acidente em indústria Seveso (Repsol);
  • Busca e resgate em grandes áreas e acidente com vítimas em falésia;
  • Acidente de viação com autocarro de passageiros;
  • Queda de estruturas em edifício.

O MASCAL 22 tem como objetivo testar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil e o Plano de Emergência Externo da Repsol.

Até domingo, serão testadas diferentes valências ao nível da resposta operacional, com vista à melhoria da capacidade de resposta conjunta e integrada a situações de emergências de maior complexidade.