Condições Meteorológicas Adversas até Segunda-feira

Condições Meteorológicas Adversas até Segunda-feira

Alerta Amarelo: Até segunda feira está prevista a alteração do quadro meteorológico com ocorrência de precipitação persistente e forte.

SEXTA-FEIRA

Precipitação persistente em todo o território, pontualmente forte, em especial no período entre as 18H-24H.

Vento a predominar do quadrante sul, soprando forte nas terras altas (<50 Km/h) e com rajadas até 75 Km/h, sendo mais intenso a partir do final do dia.

Agitação marítima forte a partir da noite, com ondas de sudoeste até 4 m na costa ocidental a sul do cabo Carvoeiro, até 3 m na costa sul.

SÁBADO

Precipitação persistente em todo o território, pontualmente forte, em especial no período entre as 00H-12H, com possibilidade de trovoada. Pontualmente poderemos assistir a precipitação na ordem dos 20mm/Hora.

Vento a predominar do quadrante sul, soprando forte nas terras altas e com rajadas at 75 Km/h, sendo mais intenso a partir do final do dia.
Agitação marítima forte a partir da noite, com ondas de sudoeste até 4 m na costa.

DOMINGO

Precipitação persistente em todo o território, pontualmente forte, sobretudo na zona centro, para todo o período do dia.
Vento a predominar do quadrante sul, soprando forte nas terras altas (<50 Km/h) e com rajadas até 75 Km/h, sendo mais intenso a partir do final do dia.

Agitação marítima forte a partir da noite, com ondas de sudoeste até 4 m na costa ocidental a sul do cabo Carvoeiro e até 4 m na costa sul.

SEGUNDA-FEIRA

Com base nas previsões efetuadas o quadro meteorológico será em tudo semelhante ao dos dias anteriores.

Perante as condições previstas é expectável:

  • Piso rodoviário escorregadio por eventual formação de lençóis de água;
  • Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
  • Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
  • Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;
  • Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente as verificadas em períodos de preia mar, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis;
  • Danos em estruturas montadas ou suspensas;
  • Possibilidade de queda de ramos ou árvores, bem como de afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia;
  • Fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência;
  • Possíveis acidentes na orla costeira.
Costa de Caparica

Junta de Freguesia da Costa de Caparica

Avenida 1º de Maio 9 - B
2829-504 Costa de Caparica

Tel: 212 911 089 - 212 911 091

Email: jfccaparicageral@gmail.com