Programa "Praia Protegida" assegura vigilância todo o ano

Este programa encontra-se em vigor 365 dias por ano mas é durante a época balnear que atinge o nível de prontidão mais elevado. Esta manhã, a CMA assinou protocolos com as quatro associações de nadadores salvadores que operam na zona compreendida entre o 1 Torrão e a zona norte da Lagoa de Albufeira.

Na ocasião, em conjunto com a Proteção Civil Municipal e a Capitania do Porto de Lisboa, foi divulgado o dispositivo e que resulta da conjugação de esforços entre as três entidades e as corporações de Bombeiros Voluntários de Cacilhas e Trafaria,.

Assim, no que respeita a meios e recursos, o Programa Praia Protegida 2021 vai contar, pela parte da Autoridade Marítima Nacional, com quatro viaturas tripuladas por militares, a que se somam um viatura todo o terreno e uma moto 4.

A CMA, por sua vez, coloca no terreno 16 nadadores salvadores, seis viaturas todo o terreno e duas moto 4. A estes recursos, acrescem os meios próprios das associações de nadadores salvadores.

Este esforço conjunto visa diminuir o índice de sinistralidade nas praias do concelho e proporcionar um Verão em segurança aos utentes das praias.