Apresentação das opções do programa "O Meu Bairro"

Teve lugar, na tarde de dia 1, a assembleia participativa do programa "O Meu Bairro", onde foram apresentados os projectos que irão a votação pública para a Costa de Caparica.

"O Meu Bairro" é um programa participativo que visa a qualificação do espaço público do concelho de Almada.

O objetivo é privilegiar o lazer, o acesso à arte, a interação social e as relações de comunidade; criar condições para a mobilidade ativa, o recreio e a prática de exercício físico; aumentar a presença dos espaços verdes e da arborização na cidade e no seu bairro.

Na Freguesia, os projectos a votação são a Rua Mestre Salvador Catita (rua 14)/Rua Mestre Adrião (rua 15), e a zona envolvente da igreja Nossa Senhora da Conceição.

No que às primeiras duas ruas históricas da Freguesia diz respeito, pretende-se melhorar e potenciar a imagem urbana destes arruamentos, apoiando iniciativas como “Pinturas na Rua 15” e alargando o conceito à denominada Rua 14, promovendo a Arte Urbana através da iniciativa “Pintura na rua 14”, a realizar com a colaboração de moradores e artistas locais. Propõe-se ainda a instalação de mobiliário urbano móvel que possibilite a instalação de vegetação, incentive o lazer e potencie a interação social e o espírito comunitário.

Já no que concerne à zona da igreja Nossa Senhora da Conceição, o programa propõe melhorar a imagem urbana através do reforço da estrutura verde e do incremento de áreas permeáveis.

Com a proposta de reorganização da estrutura viária na envolvente à Igreja e sequente formalização de estacionamento na Rua Teixeira da Cunha, pretende-se a criação de uma grande Praça arborizada com áreas de estadia que promovam as vivências de proximidade.

Para a sua requalificação contribuirá ainda a instalação de mobiliário urbano, que valorizará a paisagem urbana e a função social e de lazer que se pretende para este espaço.