Nova rua dos Pescadores vai revitalizar o comércio e dinamizar o turismo

A forte chuva que se abateu esta manhã não foi suficiente para adiar a inauguração da conclusão obra mais ansiada pelos caparicanos - a requalificação da Rua dos Pescadores, a principal artéria da Costa de Caparica.

De cara lavada e já com a dignidade merecida para ligar o interior da cidade ao mar, este ícone da cidade com história que remonta ao longínquo séc. XVIII, quando servia deposto de encontro dos pescadores e, mais tarde, já nos anos 80 do século passado se torna numa zona comercial de passagem obrigatória e ponto de encontro de diversas gerações, a Rua dos Pescadores passa a partir de hoje a conhecer um um novo desígnio, após muitos anos deixada à degradação.

A intervenção, que começou ainda no ano passado, abrangeu também a Praça da Liberdade e a Avenida da República, estando agora dotada de características essencialmente pedonais com o objetivo de "devolver espaço público às pessoas e colocar de forma homogénea as esplanadas", nas palavras do presidente da Junta de Freguesia, José Ricardo Martins.

Desta forma, na época balnear que se avizinha, os veraneantes poderão usufruir e aceder ao areal pela principal rua da cidade e os comerciantes beneficiarão de melhores condições para desenvolverem as respetivas atividades.

A intervenção contemplou a substituição do antigo pavimento por lajetas de betão, em preto e branco, foi colocada nova iluminação, mobiliário urbano, foram plantadas árvores para criar zonas de sombra e, não menos importante, foi colocada uma réplica da Casa da Coroa, num totem erguido junto à zona onde outrora se encontrava esta histórica habitação.

REABILITAÇÃO DOS PARQUES INFANTIS

Entretanto, a presidente da CMA, Inês de Medeiros e o presidente José Ricardo Martins, aproveitaram a ocasião para inaugurarem oficialmente as renovadas zonas infantis do Parque Urbano e da Praceta Olivério Serpa, ambas alvo de uma profunda requalificação com a instalação de novos equipamentos para os mais novos.