A arte da pesca e o lixo marinho explicados aos mais novos

Cerca de 90 alunos da escola EB 1/JI (centenária) e do Externato “Abelhinha”participaram hoje numa iniciativa da Junta de Freguesia da Costa de Caparica sobre pesca, ambiente e sustentabilidade.

Esta iniciativa contou com o apoio da Faculdade de Ciências e Tecnologia e da Associação Pesquisucesso e decorreu na praia do Tarquinio, como atividade paralela ao Caparica Surf Fest.

Objectivo: dar a conhecer alguns aspetos práticos ligados à Arte-Xávega e sensibilizar para as questões ambientais relacionadas com o lixo marinho.

Desta forma, os alunos de ambas as escolas tiveram oportunidade de conhecer as redes e outros apetrechos antigos utilizados na Arte-Xávega, assim como aprenderam a fazer alguns nós de marinharia sob a mestria do Pescador e formador Lídio Galinho.

No areal, procederam à recolha e classificação de diverso tipo de lixo que habitualmente se encontra nas praias, assim como receberam noções de sensibilização para a preservação do meio ambiente e de sustentabilidade.