Surf no Bairro arranca com emoção e aposta no sucesso escolar

O projeto de inclusão social “Surf no Bairro”, uma iniciativa da,ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica), que pretende levar a prática do surf a crianças e jovens dos bairros economicamente desfavorecidos do concelho de Almada, arrancou na manhã de sexta-feira na Praia do Marcelino.

Este projecto, em parceria com a Junta de Freguesia da Costa de Caparica e União de Freguesias de Caparica e Trafaria, envolve um trabalho de proximidade com as crianças e jovens das escolas do Agrupamento de Escolas de Miradouro e Alfazina, alargado futuramente a outras escolas.

A iniciativa de sexta-feira proporcionou às crianças a introdução à modalidade com instrutores credenciados.

Na seleção dos jovens estão incluídos parâmetros como o comportamento, a assiduidade e os resultados escolares, entre outros fatores.

Surf no Bairro pretende desenvolver nas crianças e jovens competências como a autonomia, a liberdade de expressão, a gestão das emoções, a resiliência no sentido de melhorar as relações pessoais, familiares e sociais contribuindo deste modo para um maior sucesso escolar.