Grande Prémio do Atlântico homenageia Serafim Martins

A 23ª edição do Grande Prémio do Atlântico, que terá lugar a 19 de Fevereiro, vai homenagear o caparicano Serafim Martins, considerado um dos melhores atletas da sua época e um dos símbolos de uma geração que marcou o atletismo em Portugal.

Conhecido como o "corredor peixeiro", Serafim Martins, detentor de uma compleição física muito acima do normal, destacou-se, nos primeiros anos do século passado, pelas conquistas alcançadas durante a sua carreira.

É o caso da prova de selecção para os Jogos Olímpicos de 1912 na qual deu provas de grande valor ao longo de todo o percurso ou em 1913, quando venceu no Velódromo de Palhavã a prova de 5 mil metros, tendo igualmente conquitado o título de 10 mil metros, sangrando-se campeão nacional olímpico.

O "corredor peixeiro", destacava-se também dos outros atletas por ser o único que corria sempre descalço - muitas décadas antes dos atletas africanos - e com o traje típico dos pescadores caparicanos.

Além da marcha, fazia numerosas e distantes caminhadas, tendo por isso recebido a denominação de "pedestrianista".

Considerado um marco incontornável da história do desporto em Portugal. Serafim Martins terá alcançado os 50 melhores tempos de sempre desde que existem as corridas no nosso País.

O Grande Prémio do Atlântico deste ano, organizado pela Junta de Freguesia da Costa de Caparica com organização técnica da Xistarca, é composto por uma Kids race de 500 metros, uma corrida de 10 km e uma caminhada de 5 km, com partida na Av. General Humberto Delgado.