Comemorações do 25 de Abril em Almada e na freguesia

A noite de 24 para 25 de Abril ficou marcada pelo concerto de Dino D' Santiago, na Praça São João Baptista, em Almada, numa noite em que passaram também pelo palco Batukadeiras Madame X, Tristany, a Orquestra Geração e Virgul.

Esta manhã, as comemorações começaram com a realização de uma Assembleia Municipal extraordinária dedicada exclusivamente aos 50 anos Dia da Liberdade, seguindo-se as tradicionais actuações das fanfarras das três coorporações de Bombeiros Voluntários do Concelho - Almada, Cacilhas e Trafaria - e das filarmónicas sedeadas na sede do Concelho, assim como as intervenções de José Ricardo, presidente da Junta de Freguesia da Costa de Caparica, em representação dos autarcas das freguesias do Concelho, e de Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada.

Já na Praça MFA, os autarcas cumpriram a tradição e depositaram coroas de flores junto do monumento "Os Perseguidos", ao mesmo tempo que foram libertadas pombas brancas, símbolo da Liberdade.

Na Freguesia, realizou-se a tradicional romaria à moradia onde pela primeira vez se reuniram alguns capitães de Abril, encontro que deu início ao que viria a ser o Movimento das Forças Armadas.

Mas antes, na Praça da Liberdade foi inaugurada simbolicamente uma Girândola de Luz, representativa da reunião conspirativa do Movimento dos Capitães na casa da Rua Dr. Barros de Castro, uma obra da artista Catherine da Silva, adoptada como símbolo pela Associação 25 de Abril.

Inserido também nas comemorações do Dia da Liberdade na Freguesia, o campo do Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa de Caparica recebeu o Torneio Quinzana-Moreira, em homenagem a estes dois falecidos jogadores do clube.