7ª Edição de um Lanço de Arte-Xávega à antiga

O Grupo Desportivo Os Navegantes da Fonte da Telha e a Junta de Freguesia promoveram na manhã de sábado a sétima edição de um lanço de Arte-Xávega à moda antiga.

Esta recriação histórica teve lugar na praia dos pescadores na Fonte da Telha, com o objectivo de dar a conhecer a cultura e as dinâmicas desta arte centenária que está na génese da criação da Costa de Caparica.

A Arte Xávega é um tipo de pesca tradicional na Costa de Caparica, inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial desde 7 de fevereiro de 2017.

Antigamente a recolha da rede era feita com a força braçal, mas a partir dos anos 70 deixou de se utilizar esta técnica e actualmente é feita por tração mecânica, com dois tratores.

No dia 29, O Pio fez-se ao mar para um lanço de Arte-Xávega à antiga, com a companha vestida a rigor.

O Pio é um saveiro de duas bicas, puxado a remos, e utilizado na Arte-Xávega da Fonte da Telha até meados dos anos 70.

Adquirido pela Junta de Freguesia em 2014, esta antiga embarcação de pesca tradicional, única no Mundo participa anualmente nesta iniciativa conjunta da Junta de Freguesia e de Os Navegantes.