Regressam as comemorações do 25 de Abril com animação e sem restrições

Em Almada, a Praça S. João Baptista voltou a encher para o tradicional concerto das comemorações do Dia da Liberdade, com o palco dividido entre as atuações de Carminho e dos Expensive Soul, tendo a meia noite sido marcada pelo espetáculo de fogo de artifício.

Esta manhã, as cerimónias começaram com uma sessão solene da Assembleia Municipal, com intervenções de todos os partidos e de um convidado da Associação 25 de Abril.

A praça que na véspera acolheu os concertos, reuniu as coletividades e associações do concelho e serviu de palco às bandas das três corporações de Bombeiros, assim como das filarmónicas do Concelho.

Seguiu-se a tradicional deposição de coroas de flores junto do Monumento aos Perseguidos pelos autarcas da CMA e juntas de freguesia.

Na nossa Freguesia, as comemorações tiveram este ano um formato diferente com a realização de uma sessão solene da Assembleia de Freguesia, dedicada à efeméride, tendo como convidados de honra filha e neto de João Ribeiro da Silva, o proprietário da vivenda onde em 5 de Dezembro de 1973 se realizou a reunião clandestina do movimento dos capitães, que elegeu o então capitão Vitor Alves coordenador das forças que, em 25 de Abril do ano seguinte, haveriam de libertar Portugal da ditadura.

Seguiu-se uma romaria a essa vivenda, onde por iniciativa da Junta de Freguesia e da Assembleia de Freguesia foram depositadas duas coroas de cravos, a exemplo do que tem sucedido em anos anteriores.