Associação Ala–Ala presta homenagem a Lídio Galinho

Decorrido um ano após a morte de Lídio Galinho, caparicano que desde criança se dedicou às artes da pesca e à vida do mar, a Ala–Ala Associação de Pesca, Artesanal Local, Costeira e de Apoio Social aos Pescadores, criada pelo próprio, prestou-lhe uma homenagem que juntou familiares e amigos do antigo pescador.

A homenagem decorreu no Posto de Turismo da Freguesia, onde se encontra patente ao público até 25 de Março uma exposição intitulada Mulheres Pescadores de Portugal, de Stella Maris Vallejo, uma pintora argentina que se dedica exclusivamente à pintura marítima.

Descendente de uma família de pescadores, a vida de Lídio Galinho esteve desde sempre ligada à pesca e à luta por melhores condições para a sua classe, tendo formado e integrado diversos sindicatos.

O seu percurso de vida ficou marcado também por se ter destacado como combatente do regime que vigorou até 1974.

Apaixonado pelo mar, pela Arte-Xávega, pela Costa de Caparica e suas gentes, Lídio Galinho pertenceu ainda ao Observatório de Literacia Oceânica e, nos vários projetos de que fez parte, conseguiu transmitir a sua experiência de vida no mar e no combate político aos mais jovens.

Lídio Manuel da Silva Galinho faleceu em 23/02/2021, aos 73 anos.

Tags :