Ação de sensibilização sobre vespa asiática e incêndios florestais

Com o objetivo de sensibilizar a população para os perigos da vespa asiática a CMA, através do Serviço Municipal de Protecção Civil, em conjunto com o SEPNA da GNR levou durante a manhã de ontem a cabo uma ação de sensibilização e informação na Freguesia.

Esta ação incidiu também sobre a importância da prevenção de incêndios rurais e a obrigatoriedade de limpeza de terrenos e gestão de combustíveis nas faixas de proteção.

Foi criada oficialmente em Portugal uma estrutura denominada “Comissão de Acompanhamento para a Vigilância, Prevenção e Controlo da Vespa velutina” onde participam o ICNF, o INIAV e a DGAV, a GNR-SEPNA, a Proteção Civil, a Direção-Geral de Saúde, além das autarquias e dos apicultores.

Esta Comissão acompanha a implementação do "Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal", que estabelece as ações a executar para alertar e minimizar os danos da invasão, das quais se destaca a recolha de avistamentos de vespas e ninhos em todo o território.

As ocorrências devem ser reportadas a qualquer entidade de segurança ou autarquia, podendo também ser diretamente registadas em STOPvespa (stopvespa.icnf.pt). A destruição dos ninhos não deve ser feita de modo autónomo por quem os avista, pois a sua perturbação ineficaz pode gerar um ataque por parte das vespas e a posterior disseminação.

Assim, estas ações, em princípio noturnas já que esta vespa é diurna e recolhe ao ninho pela noite, devem ser sempre executadas por profissionais (bombeiros, GNR-SEPNA, Proteção Civil).