Os percursos pedestres da Arriba Fóssil da Costa de Caparica

O processo erosivo que sofreu ao longo dos tempos, assim como as características geológicas e a sua extensão fazem da Arriba Fóssil da Costa de Caparica um exemplo único na Costa portuguesa.

Recentemente, foram instalados percursos pedestres numa zona extensa desta Paisagem Protegida, mais concretamente na zona da Mata dos Medos.

No âmbito da iniciativa governamental de proximidade que ontem decorreu em Almada, Duarte Cordeiro e João Paulo Catarino, ministro do Ambiente e secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, respectivamente, acompanhados de autarcas da CMA, Junta de Freguesia da Costa de Caparica e União das Juntas da Charneca e Sobreda, fizeram um périplo pelos percursos instalados nesta zona extremamente rica em fauna e flora.

A título de exemplo, apesar das dimensões relativamente pequenas da área, foram identificadas na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, 169 espécies de fauna terrestre, incluindo 119 de aves; 23 de mamíferos; 16 de répteis; e 11 de anfíbios.

As espécies de mamíferos comuns na região são o coelho-bravo Orytolagus cuniculus, a fuínha Martes foina, o ouriço-cacheiro Erinaceus europaeus, do rato-do-campo Apodemus sylvaticus, a raposa Vulpes vulpes, ou espécies mais raras, como é o caso do morcego-rabudo Tadaria teniotis.