Plano Climático de Almada apresentado em Workshop

O Plano Climático para o Concelho foi esta manhã apresentado durante o Workshop onde foram apresentadas e discutidas as medidas e projetos de adaptação e mitigação das alterações climáticas até 2030.

O Plano Climático tem como objectivo cumprir as metas em termos de redução de emissões a nível local e europeu até 2030.

Foram partilhadas experiências locais e regionais de projetos de adaptação e mitigação das alterações climáticas, incluindo experiências com sucesso, onde clima e mobilidade andam de mãos dadas pela qualidade de vida das cidades, como o caso de Londres ou do município de Maribor, na Eslovénia.

No que ao concelho diz respeito, Margarida Coelho da CMA explicou aos presentes os projectos europeus de mobilidade sustentável em que a autarquia está envolvida.

A Estratégia Nacional para a Mobilidade Activa Ciclável foi revelada por Sofia Bento, do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, enquanto a Rede Ciclável Metropolitana e o projeto Smarthubs foi divulgado por Sérgio Pinheiro, dos Transportes Metropolitanos de Lisboa. A sessão terminou com a participação da Presidente Inês de Medeiros, onde realçou a importância da mobilização de todos para esta importante causa comum, incluindo as Juntas de Freguesia enquanto parceiros.

Tags :