Turismo e economia

Em 1985 foi elevada à categoria de vila e, em 2005, á de cidade. Integra as localidades de São João de Caparica (parte Norte), Santo António de Caparica, Terras da Costa e Fonte da Telha. Estão recenseados na Freguesia 13. 418 cidadãos, sendo a freguesia com maior população flutuante nos meses de Verão.

Freguesia litoral onde se localiza toda a frente de praias do Concelho e a maior parte da oferta turística. Os aspectos mais fortes que caracterizam esta freguesia, são, a par do turismo, a pesca e cultivo. Na verdade, a Costa de Caparica tem historicamente, uma forte ligação ao mar, é uma terra construída por pescadores, inculcada por uma forte cultura e tradição de raízes piscatórias que lhe conferem a sua singular identidade.

Terra onde a pesca artesanal, se faz durante todo o ano, com destaque para a Arte-Xávega, praticada essencialmente nos meses de Março a Novembro, esta é uma Arte ancestral que atrai milhares de curiosos na espera da chegada do seu afamado peixe, sardinha, carapau, cavala, entre outros.

Mas a par do mar, também as suas terras agrícolas, são férteis e, igualmente, desempenham um papel de grande relevo na Àrea Metropolitana de Lisboa. É na àrea da agricultura que se encontram os maiores produtores do Concelho, sendo qua a maioria dos produtos aqui colhidos se destinam ao MARL (Mercado Abastecedor Região de Lisboa).

São as suas belas praias que atraem todos os anos centenas de milhar de visitantes e é também aqui que, cada vez mais, os desportos de mar, com particular destaque para o surf, tem vindo a afirmar-se enquanto desporto e afirmar a Costa de Caparica no circuito nacional, contribuindo também, decivisamente, para o denvolvimento económico da freguesia.

Extensão de praias

Na área do comércio e serviços e como oferta turistica existem na freguesia, três hoteis, três pensões, duas surf houses, uma pousada da juventude, para além de oito parques de campismo, restaurantes de boa qualidade gastronómica onde se pode saborear os produtos da freguesia, sendo a caldeirada à pescador dos pratos mais apreciados da região.