Características

Situada na orla costeira e, em grande parte, resultado de um recuo do Oceano, a freguesia da Costa de Caparica ocupa uma área de 10,74 km2, entre o mar e a escarpa, resultante daquele abaixamento progressivo. É a maior praia contínua do país, com uma extensão de aproximadamente 30 km, entre a margem esquerda do Tejo e a Lagoa de Albufeira, a sua configuração geográfica “grosso modo” é alongada e estreita, a PPAFCC (Paisagem Protegida Arriba Fossil Costa de Caparica) está confinada entra a via rápida (actual IC20) da Costa de Caparica a norte e a lagoa de Albufeira, a sul, ocupando uma superficie de 1570ha.

A paisagem protegida da Arriba Fossil da Costa de Caparica apresenta aspectos geológicos e geomorfológicos de grande interesse, nãosó do ponto de vista científico, mas também de beleza paisagística. As belas formas de erosão que apresenta, as suas tonalidades ocre e ravinas abundantes boqueirões coroadas de vegetação, constituiem um invulgar pano de fundo a toda a linha de praias.

À sua volta, outros valores naturais, nomeadamente floriamentesticos, faunísticos e paisagísticos podem ser observados. Sendo a Arriba Fóssil o elemento cénico dominante nesta área protegida, pode-se igualmente admirar dentro dos seus limites de Reserva Botânica da Mata Nacional dos Medos, também designada por Pinhal do Rei, o qual foi mandado plantar pelo rei D. João V, com o objetivo de impedir a progressão das areias dunares para o interior. A Paisagem Protegida da Arriba Fossil da Costa de Caparica constitui uma área de inegável valor geológico, com aptidão sobejamente conhecida para a educação, conhecimento, lazer, recreio e a preservação da natureza. É uma raridade geográfica nacional às portas de Lisboa.

Cultura

Turismo

Espaços verdes