ARTE XÁVEGA A CAMINHO DE SER PATRIMÓNIO CULTURAL

Arte xávega 74

O pedido de integração da Arte Xávega no inventário do património cultural e imaterial foi ontem aprovada por unanimidade em reunião de câmara.

Este pedido de integração da Arte Xávega, que se pratica na Costa de Caparica, vai agora ser submetido à apreciação da Direcção Geral do Património.

A Arte Xávega está na origem do povoamento da Costa de Caparica na segunda metade do séc. XVIII.

As primeiras comunidades piscatórias da Costa de Caparica transformaram os hábitos de vida, gerando uma realidade cultural própria com especificidades únicas que diferenciam estas comunidades de outras congéneres que igualmente praticam esta arte de pesca noutras zonas do país.

Com esta aprovação foi assim feita justiça a uma das mais antigas e tradicionais artes de pesca do país que resulta de uma luta com muitos anos das gentes da Costa de Caparica, a que o actual Executivo da Junta de Freguesia se associou e apoiou desde a primeira hora.